A nossa essência se confunde com a nossa existência. Sem precedência de uma sobre a outra.

 

No início da década de 80, a Avacoelhada, uma torcida GENETICAMENTE AMERICANA, por meio dos idealizadores, Bolotek (Vicinei), Chico, Edgar, Elisete, Marco Antônio, Sérgio Labruna, Rodrigo e outros americanos, demonstrou caráter predominante de vanguarda, ao existir virtualmente, apesar de na época, nem sabermos o significado do cunho vernáculo desse vocábulo. Era uma torcida sem camisa, sem faixas, bandeiras e até mesmo sem compromisso, disposição e vibração.

Em 1988, mutatis mutandis, resolvemos desenvolver uma torcida realmente participativa nas arquibancadas e representativa dentro do clube. A ideia foi desenvolvida, o número de componentes cresceu, e explodiu no dia 12 de novembro no Independência, quando o América derrotou o Náutico por 3 a 0, no Independência.

A partir daí, surgiu o maior movimento de torcida realizado dentro do América Futebol Clube. Podemos afirmar que colocamos os torcedores literalmente em pé, gritando os nomes dos jogadores, vestindo a camisa, vibrando o tempo inteiro e soltando o grito de Coelho preso na garganta. Ocupamos espaço na mídia, divulgamos o América e a Avacoelhada para o mundo inteiro e passamos a ser conhecidos e respeitados pelas torcidas nacionais e mundiais.

O América começou a ser reconstruído justamente com o surgimento da Avacoelhada.

Na época, e até hoje, era pejorativo a citação "Torcida Organizada". Em virtude do nosso pensamento ser muito diferente das outras torcidas, por um mundo mais divertido optamos pela sintaxe de Desorganizada, por ir ao encontro de nossa ideologia, em que todos seriam suficientemente responsáveis pelos próprios atos, sem ninguém precisar de chefe e muito menos ainda um ser o chefe dos outros.

O nosso princípio básico sempre foi o de questionar o que é imposto, sem determinar regras a serem seguidas, sem nenhum tipo de doutrinação,e total predomínio da liberdade individual, mas com o bom senso prevalecendo.

Cada componente avacoelhado ter a consciência da responsabilidade individual e o comprometimento para fazer bem feito o que precisa ser feito. Aplicação na prática do faça você mesmo.

Por isso seja também um Avacoelhado.

Entre para o time que está vencendo, não fique apenas na torcida, porque o América e a Avacoelhada precisam de você.

  
www.avacoelhada.com.br avacoelhada@avacoelhada.com.br